Mudamos! Mas para onde?

Faz um ano que nosso mundo virou de cabeça para baixo e fomos obrigados a mudar muita coisa. A bola da vez em 2020 foi Mudança de Mindset e o mais incrível é que em 2021 temos o mesmo cenário. 

Mudança é uma constante nas nossas vidas e quem, mais rápido muda, mais rápido consegue chegar aonde quer. Mudar faz parte da vida, já dizia o filósofo Heráclito “nada é permanente, exceto a mudança”, por isso é importante entender o que se precisa mudar antes de mudar. 

Empresas lutam diariamente para focar na necessidade de mudança e gastam horas e horas em aulas, calls e treinamentos para preparar seus colaboradores para a urgência de mudar. Ok, o que havia antes da pandemia é passado, vamos em frente por novos caminhos e fronteiras. Mas, para onde vamos? 

Vejo muitos querendo mudar e mudando, mas sem saber no que mudar. 

Aquele famoso “Erre rápido, corrija rápido”, que usamos muito no dia a dia. 

Precisamos mudar este conceito para “Erre rápido, aprenda rápido e corrija rápido”. Por que digo aprender rápido? Porque precisamos criar consciência de onde estamos e para onde vamos para que a mudança ou correção seja o mais assertiva possível, caso contrário vamos fazer diversas mudanças sem saber para que estamos mudando. 

Mudar, segundo Sócrates, tem um caminho: “O segredo está em concentrar toda a sua energia, não na luta contra o velho, mas na construção do novo”. 

Para criarmos um mundo novo, precisamos perceber o que está acontecendo e criar uma nova realidade a partir desta que já temos. Isso vem de como eu consigo me perceber e compreender o que acontece ao meu redor o tempo inteiro. 

Quer mudar? Abra sua mente para o que o outro tem a dizer para você, mas de forma genuína, pois enquanto você quer mudar, mas não é capaz de se ouvir e ouvir os demais, as mudanças não irão acontecer, pois o centro de toda mudança está na sua visão de mundo e ela é sua.

Já se questionou se sua visão de mundo é sempre a luta contra o velho ou o entendimento do que acontece a sua volta? 

A mudança é uma constante e saber o mudar é tão importante quanto mudar. Percebe rápido, aprende rápido, corrija rápido. Entenda o tempo inteiro se a mudança que você quer está embasada no seu Norte, o que você quer da vida, da estratégia de sua equipe, de sua empresa ou em uma reação impulsiva do momento, em que terá que voltar atrás por não ter pensado antes de sair mudando?

Quer mudar? Pense antes em qual é a mudança.

Algumas dicas para perceber mais no seu dia a dia que tipo de mudança você quer:

  1. Como esta mudança está conectada com o meu Norte, estratégia ou visão de futuro?
  2. Coloque no papel (ou em qualquer outro lugar) o que você almeja com esta mudança;
  3. Qual o gasto que você terá com esta mudança (energia, emocional, tempo, dinheiro, etc.?
  4. Coloque no papel qual o impacto desta mudança para você e para os outros;
  5. Esta mudança realmente muda o jeito de faz as coisas? 
  6. Durma com o que você quer mudar;
  7. Tenha um mentor, consultor ou uma pessoa em que você confia para expor o plano e deixar esta pessoa dar o ponto de vista dela

Mudar faz parte da vida. Agora, saber no que mudar é uma arte e ela não vem por osmose. Trabalhe nela e verá que as mudanças são mais efetivas e menos estressantes para você, seu departamento, sua empresa. 

NAVEGAÇÃO

Contato

    NEWSLETTER

    Assine nossa newsletter e receba os melhores conteúdos em primeira mão!
    Lumen Academy, 2021. Todos os direitos reservados.