No artigo anterior, já trouxemos 5 dicas de como organizar o seu trabalho em home office. São dicas importantes, principalmente se está tendo dificuldades de adaptação a esse formato de trabalho à distância.

Trouxemos mais 5 dicas que vão além de somente o ambiente de home office, elas são para a vida toda, pessoal e profissional. Até por isso, não quer dizer que serão fáceis de aplicar, mas só a consciência e prática inicial delas já lhe darão novas perspectivas de produtividade:

1# Assimile o novo

Segundo a teoria da Gestalt*, quando não sabemos o que irá acontecer, tendemos a preencher os espaços em branco com nossa própria imaginação. Independente dela ser mais otimista ou pessimista, o problema é que normalmente nos leva a reagir de forma menos adaptada ao contexto. Podemos subestimar os riscos à saúde e deixar de tomar medidas importantes ou entrar em pânico, acreditando que é o fim do mundo, por exemplo.

A dica é buscar se informar por meios confiáveis, como órgãos e profissionais reconhecidos. Seja sobre saúde ou economia, ter conhecimento de fontes de referência poderão ajuda-lo a tomar medidas mais efetivas. Além disso, não deixe se levar por tudo que ouve por aí e, se algo lhe preocupou, busque verificar a veracidade da fonte.

* Teoria da psicologia que defende que, para entender as partes, é preciso compreender o todo primeiro.

 2# Comece o dia tirando as coisas da mente

Essa é uma dica para a vida e não somente para o home office: nossa mente foi feita para criar e não guardar informações. Por isso, sempre comece seu dia pensando em tudo que precisa fazer e já dê um direcionamento. Agende uma reunião, separe um horário para executar, adicione na lista de compras, salve em algum lugar para fazer mais tarde… O segredo é não deixar a mesma atividade pipocar na sua mente o tempo todo.

3# Faça revisões semanais

Outra lição para a vida toda é reservar o início ou final da sua semana para fazer uma revisão dos últimos dias. Uma das habilidades que mais nos desenvolverá como pessoa e profissional é aprender com nossas atitudes, portanto reserve um momento para revisar tudo que fez durante esses dias. Avalie o que deu certo e o que deu errado, procure aprender com tudo isso e teste alternativas para ser mais efetivo nos próximos dias.

4# Pratique a empatia

Para muitos, esse é um momento estressante e ter empatia ajudará a encontrar mais soluções do que problemas. Ouvir verdadeiramente aqueles com quem vivemos e se colocar no lugar deles nos ajudará a fortalecer os vínculos ao invés de desgastá-los.

Não quer dizer que você precisa absorver tudo isso calado ou explodir quando não suportar mais o estresse. Ao invés de expor sobre o outro, fale sobre os seus sentimentos e compartilhe suas frustrações. Pode não ser uma conversa fácil, porém, será muito mais eficiente do que discussões em que o foco é achar um “culpado”.

5# Bateu o desespero? Respire!

Tudo ainda é muito novo e ter algumas crises de ansiedade e desespero é até esperado. Portanto, essa é a nossa última dica: Respire!

Nem tudo dará certo e, com certeza, todos nós temos muito com que se preocupar. No entanto, preocupação e ansiedade são sentimentos paralisantes e não nos levam a lugar algum. Sempre que se ver “andando em círculos”, pare e respire, tire um tempo para clarear os pensamentos. Feito isso, volte para a primeira dica, assimile o novo!

Home Office Efetivo

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *