Estamos em um contexto completamente novo e a tendência é que isso se torne cada vez mais comum. Trabalhar de casa pode ser uma novidade para você agora, mas já existem colaboradores de empresas inteiras trabalhando de suas casas, sem nunca terem se conhecido presencialmente. Não é fácil, mas é um paradigma que precisamos quebrar para acompanhar as mudanças do mundo moderno.

Queremos te ajudar nesse momento de adaptação e, por isso, separamos 5 dicas importantes:

1# Trabalhe por entrega e não por carga horária

Acordar, se arrumar, ir para o trabalho e voltar para a casa… Para muitos de nós, essa era a rotina e tentar reproduzi-la no home office pode ser um problemão. Seja pelos filhos ou seus outros familiares, separar o tempo de trabalho em um grande bloco de horas pode não funcionar muito bem.

Ao trabalhar em casa precisamos mudar a lógica, esqueça as horas de trabalho e foque no que precisa entregar. Ao iniciar seu trabalho, liste as atividades que precisa fazer, organize-se para se adaptar à realidade, divida as horas de modo que lhe atenda e não se restrinja ao horário comercial.

2# Organize o ambiente de trabalho

Independente se você possui um escritório em casa ou não, busque organizar o seu local de trabalho somente com aquilo que irá precisar. Antes de iniciar, pense em tudo que precisará para executar as atividades, assim você evita ter interrupções constantes e também ajuda no processo mental de ligar o “modo profissional”.

Isso também vale para o ambiente digital, muitas abas de notícias, webinars, cursos on-line ou notificações de redes sociais podem ser um prato cheio para a distração.

3# Faça acordos de convivência

Acordos de convivência são essenciais nesse momento e devem ser feitos antes de qualquer desentendimento, ou seja, aquela discussão com seu filho ou cônjuge depois de uma situação estressante não é um acordo de convivência!

Converse com seus filhos (caso tenham maior discernimento), cônjuge e/ou familiares antes de qualquer mal entendido, exponha suas necessidades, desejos e objetivos e ouça verdadeiramente os deles. Se, ambos trabalham e tem filhos pequenos, organize o dia para que cada um possa trabalhar e cuidar. Busque criar objetivos que sejam comuns a todos.

4# Faça acordos de convivência com você mesmo

O maior desafio de trabalhar em casa são as milhares de distrações a que estamos expostos o tempo todo. Para evita-las, faça acordos de convivência com você mesmo, defina seus objetivos e pequenas conquistas. Por exemplo, sempre que terminar alguma atividade, se permita tirar alguns minutos para tomar um café e ver alguma coisa que não seja sobre trabalho. Isso pode ajudar a estar mais focado e menos ansioso, além manter as entregas em dia.

5# Teste variações para se adaptar

Pode ser que prefira trabalhar mais cedo ou goste mais da noite, seja mais produtivo tendo vários intervalos ou trabalhando por várias horas sem pausa, ter um local específico ou trabalhar em cômodos diferentes todos os dias… Aqui não tem uma dica pronta, a sugestão é testar para ver o que funciona.

Não se prenda a somente tentar replicar o seu ambiente do escritório dentro de casa, isso poderá ser frustrante. Procure testar novas variações que ainda não fez para avaliar o que funciona melhor para a sua produtividade.

Home Office Efetivo

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *