Se fazer a nossa própria gestão em home office já é um grande desafio, imagine fazer a gestão da equipe? Muitas das dicas que já demos nos outros artigos poderão ajudar, mas, aqui, essa dica é essencial: teste variações e busque o que gera os melhores resultados.

Além dessa, temos mais 5 dicas específicas para ajuda-lo na gestão da sua equipe:

1# Mantenha os objetivos e metas visíveis e atualizados

Assim como já dizia o físico William Thompson no século XIX, “aquilo que não se pode medir, não se pode melhorar”. Todos estão rodeados de potenciais distrações durante o tempo todo e, ter foco, não é nada fácil, ainda mais quando cada um está em sua própria casa. Por isso, ter objetivos e metas claras, acordadas entre todos e diariamente acompanhadas é essencial para manter os esforços na direção certa.

Faça reuniões frequentes ou adote alguma ferramenta que lhe ajude a manter todos informados sobre o status dos objetivos, indicadores e metas. Isso ajudará a manter contato constante com o que realmente precisam fazer.

2# Faça acordos de convivência com sua equipe

Assim como você, seus liderados também precisam se adaptar a uma nova realidade. Portanto, não espere que a situação se complique para tratar sobre as necessidades, dificuldades e objetivos envolvidos. Encontre modos de conciliar as questões de cada um com os objetivos e metas traçadas.

Documente o que combinaram para que possa servir de consulta, tanto para você quanto para os seus liderados. Altere sempre que necessário e mediante o acordo prévio de todos.

3# Follow up é essencial!

Utilize sua agenda para organizar os follow-up que precisa acompanhar. Se sua equipe não está tão habituada com o home office, o ideal é combinar check points entre vocês, antes do prazo final de entrega. Isso ajudará tanto a identificar as principais dificuldades que sua equipe pode estar enfrentando nesse momento de adaptação, quanto ter tempo para correções antes que o prazo expire.

4# Feedback também!

Assim como o follow-up, o feedback também é uma ótima ferramenta de home office. Porém, é preciso ser um líder facilitador e não cobrador de tarefa. Tenha conversas individuais constantes com seus liderados para abordar o que está funcionando e o que não está, identifique o que você pode fazer para ajuda-los nesse processo, seja através da sua mentoria, remanejamento de atividades, treinamentos técnicos, etc.

Também encoraje sua equipe em lhe dar feedbacks e atue sobre eles, isso lhe ajudará a afinar ainda mais sua gestão à distância, além de reduzir a falta de contato que o home office normalmente gera.

5# Não deixe de fortalecer o relacionamento

Não deixe que o distanciamento social esfrie o relacionamento entre você e sua equipe. Promova momentos de distração e convivência, utilize as videochamadas para jogar conversa fora ou até mesmo organizar um happy hour. Isso ajudará a fortalecer o relacionamento de todos, mesmo à distância.

O importante é evitar só ter contato com eles para falar de trabalho, mostre que você se importa com seus liderados, ajude-os a passar por essa fase e contribua para criar um clima de colaboração e ajuda mútua, mesmo estando cada um em casa.

Home Office Efetivo

Juntos somos mais fortes!

Pensamos que estas dicas não sejam só para tornar o home office mais efetivo, na verdade, tentamos trazer recomendações para a vida que parece estar mais próxima.

O que podemos dizer é que, cada vez mais, percebemos que a união de pessoas ocorre menos por questões de origem e espaço físico e mais por suas convicções, objetivos e motivações. Ninguém sabe como o mundo será de 2020 para frente, no entanto, com certeza, terá sido feito por aqueles que conseguiram se unir em torno de um objetivo comum, pelo empenho em torna-lo realidade.

Pensando bem… Acreditamos que todas as crises do passado sempre foram superadas por pessoas assim, ou melhor… pela união de pessoas assim! Portanto, aproveite esse momento para unir, para transcender “aquelas verdades” que limitam o seu potencial. Busque construir e apoiar, deixe-se inspirar e inspire.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *